“Se a Igreja não evangelizar os jovens ela se descompromete com o futuro”, afirmou o arcebispo de São Paulo

Aconteceu nesse final de semana, entre 03 e 05 de dezembro, o 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ), no Centro Marinópolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista, estado de São Paulo. Para marcar o primeiro dia de atividades foi realizada uma celebração eucarística pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que, basicamente, exortou os jovens a se dedicarem com afinco na difusão da Palavra de Deus.

dom_odilo_scherer_enmj.jpg
Jovens missionários precisam ter cuidado para não se deixarem levar pelo mau caminho, disse Dom Odilo/ Foto: CNBB

No início de sua homilia, Dom Odilo lançou mão de dois importantes missionários da Igreja Católica, Santo Inácio de Loyola e Padre José Anchieta, para destacar como o papel dos jovens é fundamental para a difusão do Evangelho a outros jovens. "Como Santo Inácio e Padre Anchieta, vale a pena cada um de vocês, jovens, dedicar o tempo de suas vidas com Deus, pois a Igreja chama os jovens que têm o coração aberto e buscam grandes sonhos", disse.

No entanto, alertou Dom Odilo, os jovens missionários precisam ter cuidado para não se deixarem levar pelos maus caminhos e não temerem o futuro e os desígnios de Deus. Baseado na leitura do dia (Is 29, 17 -24), o prelado disse a eles para que se lembrem que Deus é Luz, salva e que por isso não é necessário ter medo. "Deus quer realizar grandes obras, mas os homens devem acolher os seus desígnios. Sei que vocês estão aqui pela fé e porque disseram sim a Deus. Continuem, pois, vivendo a esperança", declarou.

Por fim, o cardeal convidou todos os jovens presentes no evento e a juventude em geral a continuar a caminhada em comunidade e multiplicar a presença dos jovens na Igreja. Segundo o arcebispo, a missão de cada um dos jovens missionários é levar alegria, esperança na difusão do Palavra de Deus para que, assim, mais jovens façam parta da Igreja. Concluindo sua homilia, Dom Odilo fez um alerta e afirmou que se a "Igreja não evangelizar os jovens, ela se descompromete totalmente com o futuro".

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!