A PALAVRA NA VIDA DA COMUNIDADE.


O povo da antiga aliança foi formado a partir do chamado que Deus fez de Abraão e Sara e, posteriormente, de Isaac e Jacó, com suas esposas e seus descendentes. Este povo viveu vários séculos sob o regime de escravidão no Egito até que, chamado por Deus, Moisés passou a organizá-lo e o conduziu à terra prometida para viver em liberdade. Foi a partir daí que aqueles homens e mulheres passaram da condição de massa para a de povo. Um projeto animava esse povo: viver a fé num único Deus e a fraternidade entre todos. Sobretudo nesse período inicial reinava a solidariedade entre pessoas, famílias e tribos porque participavam das mesmas condições de escravos recém-libertados em marcha para a nova terra. Comuns eram os sonhos e também os riscos.
O povo da nova aliança foi reunido por Jesus através de homens e mulheres que conviveram com ele e se tornaram testemunhas de sua Ressurreição. Também nas primeiras comunidades cristãs não havia necessitados porque a solidariedade fraterna levava à partilha e ao cuidado para com todos. Isso foi aprendido pela convivência com Jesus, através de suas pregações e ensinamentos e, sobretudo, pela observação de seu modo de ser e agir. Em Jesus sempre houve uma harmonia perfeita entre o seu ensinamento e a sua vivência. Por isso, ele sempre podia dizer: “Assim como eu fiz, façam vocês também”.
A contemplação da origem do povo da antiga e da nova aliança deve nos levar a uma tomada de consciência daquilo que Deus está nos pedindo hoje. A Sagrada Escritura nos mostra que o nosso Deus ama apaixonadamente a todos os seus filhos e filhas. Ele não faz acepção de pessoas. Ele dota cada pessoa de qualidades e dons que devem ser desenvolvidos para a realização dela própria e para a edificação da nova humanidade destinada a participar da vida de amor que une o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isto quer dizer que, em nossas comunidades eclesiais, devemos nos desdobrar para que todos possam desenvolver suas potencialidades e crescer na dimensão do Cristo Jesus.
Há muitos obstáculos em nosso tempo para o desenvolvimento das pessoas. Há muitas vozes chamando para aquilo que não sacia a fome de felicidade e realização que está inscrita na raiz do seu ser. Ludibriadas e insatisfeitas as pessoas são levadas ao consumo desenfreado, à competição e rivalidade em busca da ascensão social e acabam, muitas vezes, vendendo-se a si mesmas ou se envolvendo em corrupção ou, ainda, na violência, mergulhando num processo de autodestruição.
A missão da Igreja é apresentar, sempre de novo, a pessoa de Jesus Cristo e seu projeto de vida e vida plenamente realizada para todos. Anunciar e testemunhar que a felicidade está muito mais em amar e se doar, do que em ser amado e possuir. É na superação de si mesmo, na autotranscendência que se pode encontrar plenitude de felicidade.
Neste espírito e com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e aplicação do 5º Plano Diocesano de Evangelização, a Comissão Diocesana para Animação Bíblica está promovendo uma Capacitação para Multiplicadores da Palavra, a partir deste segundo semestre de 2011, respondendo assim à necessidade e apelos de nossa realidade eclesial. Neste sentido, queremos oferecer uma capacitação que contemple um bom conteúdo bíblico, com introdução à leitura Bíblica, estudo dos Evangelhos, técnicas de pregação e retiros para aplicar a Lectio Divina (Leitura Orante da Palavra).
O Objetivo Geral deste projeto é tornar possível o desenvolvimento e aplicação do 5º Plano Diocesano de Evangelização e o seu objetivo específico é capacitar pessoas para multiplicar o acesso à Palavra de Deus, segundo os três ministérios: Palavra, Liturgia e Caridade em relação à Pessoa, à Comunidade e à Sociedade.
Peço a bênção do Senhor para todos os que, com muito zelo, estão empenhados na realização deste projeto e para todos que se decidiram a engajar-se nele.


Dom Luiz Antônio Guedes
Setembro de 2011

 

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!