48ª Assembleia da CNBB

A 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (48ª AG) acontece entre os dias 4 a 13 de maio, em Brasília (DF).

Está será a segunda vez que a capital federal recebe a Assembleia dos Bispos.

Durante 36 anos ininterruptos a reunião dos bispos se realizou em Itaici, município de Indaiatuba (SP), exceto no ano 2000 quando se transferiu para Porto Seguro em virtude das celebrações dos 500 anos do Brasil.

A escolha de Brasília para a 48ª AG teve como motivação o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Brasília, de 13 a 16 de maio.

A partir de 2011, os bispos passarão a se reunir em Aparecida (SP).

Temas

No encontro deste ano, os bispos vão discutir “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo”, que é o tema central. A Comissão que prepara este tema é presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings.

Entre os temas chamados prioritários destaque para “Comunidades Eclesiais de Base”, que está sendo preparado por uma Comissão de Bispos presidida pelo bispo de Registro (SP) e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom José Luiz Bertanha.

Na pauta constam ainda temas como avaliação das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e da Missão Continental, a questão agrária no Brasil e os 100 anos do Movimento Ecumênico. O arcebispo de São Luis do Maranhão, dom José Belisário da Silva, preside a Comissão responsável pela avaliação das Diretrizes.Informações: CNBB

 

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!