Aparecida "sem o norte"

 A cidade de Aparecida acolhe milhões de fiéis da Senhora Aparecida todos os anos.

 Vindos de todas as partes do Brasil e do mundo, muitos deles chamam a cidade de ‘Aparecida do Norte’ e não apenas ‘Aparecida’, como é seu verdadeiro nome.

É comum ainda verificarmos em algumas publicações, referências à cidade com a expressão ‘do Norte’.

Segundo a escritora Zilda Ribeiro, em seu livro “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, 1998, durante muito tempo o povo nomeou a terra da Padroeira como Aparecida, seu verdadeiro nome. Mais tarde passaram a chamá-la de ‘Capella de Aparecida’.

Com a inauguração da estrada de ferro, os devotos passaram a viajar de trem. E embarcavam na Estação Norte, em São Paulo. E diziam que seu destino era Aparecida da Estação Norte.

Com o passar dos anos, por um processo linguístico coletivo, chamado braquilogia, eliminaram a palavra ‘Estação’ restando Aparecida do Norte.

Ainda hoje, muitos anos depois, passeando pelos corredores do Santuário Nacional e pelas ruas da cidade de Aparecida, ouvimos romeiros chamarem por ‘Aparecida do Norte’, sendo o verdadeiro nome da cidade Aparecida, sem o Norte.

Um pouco de história - As terras que hoje constituem a cidade de Aparecida já pertenceram em outro tempo a Vila de Guaratinguetá, hoje apenas Guaratinguetá, terra do primeiro Santo brasileiro, Frei Galvão.

Pela estrada que antes cortava um trecho da Vila, como Aroeira, Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu passavam as caravanas e tropas que íam em busca do ouro e das pedras preciosas nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Com o passar dos anos, os moradores foram se estabelecendo nessas terras. Entre eles estavam João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, os três pescadores que mais tarde ficariam ligados à história da cidade e do país.

(redação A12)

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!