Arqueólogos encontraram possíveis relíquias de São João Batista na Bulgária

Ilha de São Ivan (Quinta-feira, 05-08-2010, Gaudium Press) Em uma pequena ilha do Mar Negro, São Ivan, Bulgária, frente à cidade de Sozopol, foram encontrados um dente e parte de uma mão e da mandíbula de São João Batista. Pelo menos foi o que anunciou o historiador e ministro de gabinete búlgaro, Boshidar Dimitrov, à rádio estatal de seu país. Dimitrov informou também que as relíquias do santo ficarão expostas em Sozopol.
As relíquias de São João Batista foram achadas por arqueólogos que estavam escavando o que fora uma igreja no século V d.C, dedicada ao santo. Lá, eles encontraram um relicário de alabastro, com forma de sarcófago, em um altar, onde estavam os ossos. Os arqueólogos acreditam que os restos tenham chegado à região no século IV d.C, via Constantinopla.
Mais relíquias de São João Batista se encontram em outras regiões do mundo. No palácio Topkapi, em Istambul, estão os ossos dos braços e parte do crânio. Em Damasco, está o sepulcro do precursor de Jesus Cristo.

Publicado 2010/08/05
Autor: Gaudium Press