Aumenta confiança da população brasileira na Igreja Católica

 

vaticano1.jpg
Igreja Católica foi vista por 54% dos entrevistados como uma instituição confiável

 Gaudium Press.

Para os brasileiros, a Igreja Católica é a segunda instituição mais confiável do país, à frente inclusive do Governo Federal, da mídia e do Judiciário. É o que revela a nova pesquisa do Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil), tradicional levantamento sobre a imagem das instituições nacionais elaborado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo da FGV, inicialmente criado para avaliar a confiança no Judiciário, mostra um amplo crescimento da imagem positiva da Igreja ante a sociedade com relação ao trimestre anterior. Naquela ocasião, o levantamento da FGV havia apontado a Igreja como a sétima instituição mais confiável para a população. Agora, ela aparece no ranking a frente de instituições tradicionalmente bem avaliadas e confiáveis, e perde em confiança apenas para as Forças Armadas.

No atual levantamento, 54% dos entrevistados afirmaram que a Igreja é uma instituição confiável, ante 34% na pesquisa anterior. 66% disseram confiar nas Forças Armadas. As emissoras de TV ficaram com 44%, empatadas com as Grandes Empresas (44%). Em seguida, vêm a imprensa escrita (41%), juntamente com o Governo Federal (41%), o Judiciário, empatado com a Polícia (33%), o Congresso Nacional (20%) e os Partidos Políticos, com apenas 8%.

O estudo pode ser visto na íntegra aqui: http://virtualbib.fgv.br/dspace/handle/10438/6878

ICJ Brasil

O Índice de Confiança na Justiça é feito pela Escola de Direito da FGV em sete estados da federação, com rigor estatístico, considerando uma amostra representativa da população brasileira. A pesquisa é espontânea (não há apresentação de uma lista prévia de instituições ao entrevistado). O intuito do estudo é aferir o sentimento da população brasileira com relação ao seu Judiciário, mas acaba avaliando a percepção com relação a outras instituições também. O estudo é coordenado pela Prof. Luciana Gross Cunha e publicado trimestralmente por meio de relatórios.

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!