Bento XVI nomeia neurocientista brasileiro para a Pontifícia Academia das Ciências

Cidade do Vaticano O Papa Bento XVI fez um importante reconhecimento a um cientista brasileiro nesta quinta-feira: o neurocientista Miguel Nicolelis, docente na Duke University, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi nomeado pelo pontífice membro ordinário da Pontífícia Academia para as Ciências, do Vaticano.

visual.jpeg
Prof. Nicolelis é formado em Medicina e tem doutorado em neurofisiologia

O dicastério é responsável pela discussão e reflexão de temas científicos importantes para a Igreja. Fundado em 1603 sob o nome de Academia dos Liceus, tem entre seus antigos membros Galileu Galilei. Hoje, a Academia reúne 80 acadêmicos pontifícios de diversas partes do mundo nomeados pelo Papa.

O professor brasileiro Miguel A. L. Nicolelis leciona Neurociências, Neurobiologia, Engenharia Biomédica e Psicologia na prestigiosa Duke University, onde também é co-diretor do Centro de Neuroengenharia.

Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, onde obteve um doutorado em Neurofisiologia antes de partir para os EUA, o cientista se destacou, entre outras coisas, no desenvolvimento e implementação de uma técnica neurofisiológica que permite a medição da atividade dos neurônios de forma simultânea e que se concentra sobre as interações de conglomerados de neurônios por todo o cérebro.

Além disso, o cientista, que é também diretor científico do Instituto Internacional Lily Safra de Neurociências, em Natal (RN), e membro das Academias Francesa e Brasileira de Ciências, desenvolveu uma abordagem integrativa no estudo das doenças neurológicas e psiquiátricas, como o Mal de Parkinson, a epilepsia, a esquizofrenia e transtornos associados à deficiência de atenção, e trabalhou ainda no campo da plasticidade sensorial, do gosto, do sono, das recompensas e do aprendizado.

No comunicado que anunciou o convite feito pelo Papa a Nicolelis, o Vaticano apresenta o neurocientista brasileiro como "um pioneiro no desenvolvimento e implementação de um novo método neurofisiológico" que abriu um "novo campo" nesta área de investigações.

 

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!