Bento XVI ressalta a figura de João Batista em discurso na Praça São Pedro

 

bentoxvijoaobatista“Este domingo marca a segunda etapa do Tempo do Advento. Este período do ano litúrgico destaca as duas figuras que tiveram um papel proeminente na preparação da vinda histórica do Senhor Jesus: a Virgem Maria e São João Batista”.

Foi com estas palavras que o papa Bento XVI começou, neste domingo, 4, seu discurso numa Praça São Pedro tomada por fiéis, mesmo sob um céu escuro de tempo chuvoso. Os peregrinos vieram de diversas partes do mundo para acompanhar a oração mariana do Angelus conduzida pelo pontífice.

Bento XVI discorreu justamente sobre São João Batista, figura na qual se concentrava o texto deste domingo do Evangelho de Marcos: “Começando pelo aspecto externo, João vem apresentado como uma figura muito ascética: vestido de pele de camelo, nutre-se gafanhoto e mel selvagem, que encontra no deserto da Judeia (cfr Mc 1,6). O próprio Jesus, uma vez, o contrapôs àqueles que “estão nos palácios do rei” e que “vestem trajes de luxo” (Mt 11,8). O estilo de João Batista deveria chamar-nos - a todos os cristãos - a escolher a sobriedade como estilo de vida, especialmente em preparação à festa de Natal, na qual o Senhor – como diria São Paulo – 'de rico que era, se fez pobre por vós, para que vós vos transformeis ricos por meio da pobreza' ”.

Em seguida, o papa destacou “o apelo extraordinário à conversão” que vem de João, e acrescentou que “o apelo de João vai, portanto, além e mais profundamente que a sobriedade do estilo de vida: chama a uma mudança interior, a partir do reconhecimento e da confissão do próprio pecado”.

Bento XVI lembrou-nos de que “enquanto nos preparamos para o Natal, é importante que entremos em nós mesmos e façamos um exame sincero sobre a nossa vida”. “Deixemo-nos iluminar por um raio da luz proveniente de Belém, disse o papa, - a luz Daquele que é ‘o Maior’ e se fez pequeno, ‘o mais Forte’ e se fez fraco”.

E concluiu: “à intercessão materna de Maria, Virgem da espera, confiemos nosso caminho em direção ao Senhor que vem, enquanto prosseguimos o nosso itinerário de Advento para preparar no nosso coração e na nossa vida a vinda do Emanuel, o Deus-conosco”.

Ao final da oração mariana do Angelus, Bento XVI fez um apelo por todas as pessoas que são obrigadas a deixarem seus países e aos que se tornam apátridas, pedindo a solidariedade de todos para com esses irmãos.

 

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!