CNBB lança CD com hino da Campanha da Fraternidade 2011

 

O CD com o hino da Campanha da Fraternidade 2011 já está às vendas nas livrarias católicas de todo o país. O disco, que contém ainda oito faixas inéditas para as celebrações quaresmais para o ano A (2011) e cantos do Hinário Litúrgico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é da gravadora Paulus e está sendo comercializado juntamente com material da CF-2011.

Sobre o hino, intitulado "Fraternidade e a Vida no Planeta", o assessor de música litúrgica da CNBB, Padre José Carlos Sala, explica que não há momento certo para executá-lo na cerimônia, ficando sua utilização a critério da equipe musical e do sacerdote que preside a liturgia. "O hino poderá ser executado, por exemplo, em algum momento da homilia, o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra do orador com a vida - tema da CF 2011"(...)", disse. O hino certamente enriquecerá o discurso do sacerdote, já que sua letra, segundo a CNBB, suscita uma profunda reflexão sobre a sustentabilidade da vida no planeta, tema da CF 2011.

cartazcf2011.jpg
Letra do Hino deve despertar uma profunda reflexão sobre a sustentabilidade da vida no planeta/ Foto: CNBB

Em relação aos outros materiais, que compõe o CD, Padre José Carlos lembra que em 2011, ano A, apesar do lecionário dominical ter o conteúdo evangélico (Deserto e Transfiguração de Jesus), as leituras dos Avangelhos estarão intimamente ligadas com a temática do batismo ("Samaritana", "Cego de nascença" e "Ressurreição de Lázaro"). Segundo o sacerdote, caberá as equipes de cantos e música escolherem o melhor meio para apropriar-se do rico repertório quaresmal que aparece no CD e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo".

Ano A, B e C

O rito romano possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, nos domingos e nas solenidades. A cada ano, há uma sequência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C. No ano "A" fazem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano "B", as de São Marcos e no ano "C", as de São Lucas.

 

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!