CNBB mobiliza sacerdotes e ministros a falar sobre hanseníase na missa do próximo domingo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta de solicitação a cardeais, arcebispos, bispos, padres, diáconos e outros religiosos do Brasil e espera que, neste domingo, 10, todos, de sacerdotes a ministros da Igreja de todo o país, se dirijam a seus fiéis, durante missas e celebrações dominicais, para falar a respeito da hanseníase - comum e pejorativamente conhecida como lepra.

A expectativa da entidade é de que mais de 10 mil paróquias participem dessa iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, e cujo objetivo é superar o preconceito e aumentar o conhecimento das pessoas sobre a doença. Conforme direcionamento da CNBB, serão discutidas a importância da prevenção, o diagnóstico e o tratamento da hanseníase, doença curável cujos medicamentos estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ajudar a ação da CNBB, a coordenadora da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, enviou no dia 23 de setembro uma carta a cada coordenação da Pastoral convidando para a iniciativa do próximo domingo, através da inserção do tema da hanseníase em suas atividades regulares, como visitas domiciliares e reuniões de avaliação.

Dom Dimas 1.jpg
Para Dom DImas, iniciativa da CNBB visa a contribuir para a melhoria dos indicadores da hanseníase

A respeito da iniciativa da CNBB, o secretário-geral da entidade e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa, destacou que ela visa a contribuir para a melhoria dos indicadores da doença no país. Como recorda o prelado, Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância. "Essa também é a missão da igreja, em parceria com todos que se doam para que a hanseníase seja erradicada de nosso país, e para que suas vítimas possam ser acolhidas com toda dignidade", disse.

O tema escolhido para o dia sobre o esclarecimento da doença é "A Missão de Jesus continua hoje: Hanseníase tem cura" e é baseado no Evangelho de Lucas que narra a cura de 10 "leprosos" em uma das peregrinações de Jesus Cristo. O Evangelho de Lucas tematizará as missas e celebrações religiosas em todo o país durante o dia 10 de outubro.

Em 2009, segundo a CNBB,foram notificados 37.610 casos de hanseníase em todo o país. Mas os números já foram mais alarmantes. Em 2003, quando os índices começaram a cair, registrou-se mais de 51 mil casos da doença.

Saiba mais com a Pastoral da Criança

 

 

 
 
 

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!