Escolhido tema para o Dia Mundial da Comunicação de 2012

Silêncio e Palavra: caminho de evangelização, é o tema para o Dia Mundial das Comunicações 2012

O silêncio é o tema central do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais: Silêncio e Palavra: caminho de evangelização. Um valor que, à primeira vista, poderia parecer contrário à palavra, numa sociedade de abundantes estímulos que a comunicação traz em primeiro plano.

No pensamento do Papa Bento XVI, o silêncio não é apresentado como contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante da comunicação, mas como um elemento essencial de integração. Por favorecer a dimensão do discernimento e do aprofundamento, o silêncio pode ser considerado como o primeiro passo para o acolhimento da palavra.

Portanto, não há nenhum dualismo, mas a complementaridade de duas funções que, no seu justo equilíbrio, enriquecem o valor da comunicação e a tornam um elemento irrenunciável a serviço da nova evangelização. Emerge, pois, com certa evidência, o desejo do Santo Padre de sintonizar o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações, com a celebração do Sínodo dos Bispos que terá como tema “A nova evangelização para a transmissão da Fé cristã”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, é a única Jornada Mundial estabelecida pelo Concilio Vaticano II (“Inter Mirifica”, 1963), e é celebrada em muitos países, no domingo que precede a Solenidade de Pentecostes, no Brasil, Dia da Ascensão do Senhor, que em 2012, será em 20 de Maio.

A Mensagem completa do Papa para esta Jornada é tradicionalmente, publicada, no dia 24 de janeiro, por ocasião da festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas. Fonte: www.pccs.it (tradução e adaptação de Ir. Helena Corazza)