Estado do Rio Grande do Sul celebra Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

imagem nossa sra dos navegantes.jpg
As comemorações festivas em honra à Virgem são realizadas em diversas cidades do Rio Grande do Sul

Porto Alegre . Realizada há mais de 100 anos, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é considerada a festa religiosa mais importante do Rio Grande do Sul. Tradicionais, as comemorações festivas em honra à Virgem são realizadas em diversas cidades do estado nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro. Entre tantas celebrações, destacam-se as festas programadas na cidade de Porto Alegre, de Pelotas e de São José do Norte, que prometem movimentar o sul do estado e levar às ruas milhares de devotos.

Em Porto Alegre, a previsão é de que mais de 100 mil pessoas participem da 136ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que começa com missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário. A procissão dos fiéis, que acontece a partir das 8h, irá acompanhar a imagem desde o Santuário do Rosário até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, passando pelas principais ruas da cidade. Após a procissão, o arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, celebra missa em frente ao templo de Navegantes, seguindo com festejos populares. À noite, às 19h, haverá a entronização da imagem no Santuário de Navegantes.

Com o tema "Maria, atenta à Palavra de Deus" e o lema "Faça-se em mim, segundo a tua palavra", a cidade de Pelotas realiza a 80ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontece na Colônia Z3, uma aldeia de pescadores localizada a 25 km do centro da cidade. Em preparação para festa, a imagem da Virgem percorreu as paróquias da região, iniciativa que acontece todos os anos. Hoje, a festa inicia com a procissão motorizada em direção à comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. Chegando lá será celebrada uma missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Bergmann. À tarde acontecerá a procissão lacustre com a imagem de Nossa Senhora até o cais do porto, onde se realizará uma cerimônia eucarística.

Já em São José do Norte, os festejos da Festa dos Navegantes começaram no dia 24 de janeiro com terços matinais e novenas diárias. Neste dia festivo, as comemorações iniciaram pela manhã com a missa da luz, e em seguida será realizada a missa solene, com o tema "Com Maria, na fé e na perseverança celebramos 200 anos de caminhada". Às 15h acontecerá a procissão marítima e a benção dos barcos, com a presença do Frei Giribone. Na sequência será realizada a procissão terrestre, às 19h. O encerramento do evento se dará com o baile dos festeiros.

História da devoção

É a maior festa religiosa do estado do Rio Grande do Sul, e homenageia Nossa Senhora dos Navegantes. É realizada sempre no dia 2 de fevereiro de cada ano. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira da cidade.

A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob custódia de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.