Igreja celebra seis anos da nomeação do papa Bento XVI

A Igreja celebra hoje (19) os seis anos da nomeação do papa Bento XVI.

Na Cidade do Vaticano, bandeiras em amarelo e branco estão hasteadas nos principais prédios do território.

Nesta mesma data em 2005, a fumaça branca que saia pela chaminé da Capela Sistina era o sinal de que os 115 cardeais haviam eleito o novo sucessor de Pedro, o Cardeal Joseph Ratzinger, à época Decano do Colégio Cardinalício.

Ratzinger já havia participado do Conclave que elegeu João Paulo I, em agosto de 1978 e, dois meses depois, em outubro, também participou do Conclave que anunciou João Paulo II como novo papa.

Em 2005, no dia 19 de abril, após quatro votações, o Cardeal Joseph Ratzinger se tornou o novo papa, adotando o nome de Bento XVI. Abaixo as primeiras palavras de Ratzinger como papa.

"Depois do grande papa João Paulo II, os senhores cardeais me elegeram, um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o fato que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes e, sobretudo, creio em vossas orações".

Papa em Aparecida - O alemão Ratzinger, agora Bento XVI, assumia a missão de ser o guia espiritual de mais de um bilhão de católicos. Dois anos mais tarde, em 2007, esteve no Brasil.

Declarou Frei Galvão Santo e visitou o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde abriu a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

No dia 1º de março de 2008, o papa Bento XVI esteve em Aparecida novamente. Mas dessa vez o encontro foi via satélite, quando aconteceu a Jornada Mundial dos Jovens Universitários.

A jornada teve como tema: ‘Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor’.

Bento XVI presidiu uma celebração que foi acompanhada por um telão no Santuário Nacional, onde uniu-se a juventude brasileira os demais jovens da Europa e América.