Igreja das Américas discute Comunicação em reunião nos Estados Unidos

domdimaslarabarbosanosestadosunidosA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi uma das sete Conferências Episcopais das Américas, além da Diretoria do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), que se reuniram em Baltimore, nos Estados Unidos, para discutir “a comunicação na vida da Igreja”. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, participou do encontro, que começou na terça-feira, 8, e terminou ontem, 9, sob a organização do Celam.

Segundo dom Dimas, Brasil, Canadá e Estados Unidos têm assento fixo na reunião, realizada anualmente. Outras quatro Conferências Episcopais são convidadas em sistema de rodízio. Desta vez, participaram as Conferências do Chile, Venezuela, Argentina e Panamá.

“Um dos pontos altos da reunião foi a partilha dos trabalhos feitos pelas Conferências a partir do tema proposto. Desta vez falamos sobre a Comunicação e a Comunhão na vida da Igreja”, disse o secretário geral da CNBB.

Segundo dom Dimas, os bispos falaram também sobre o uso das novas tecnologias na evangelização e deverão solicitar que o tema da Comunicação seja tratado no Sínodo de 2012, que discutirá a nova evangelização.

Outra proposta que nasceu na reunião foi a de sugerir à próxima Diretoria do Celam, a ser eleita este ano, que o Setor de Comunicação do Celam ganhe mais destaque. Além disso, foi pedido ao Celam que organizasse um curso de Comunicação para os bispos dos países de língua espanhola, a exemplo do que vai acontecer no Brasil, no próximo mês de julho.

Dom Dimas apresentou aos bispos algumas iniciativas e atividades do Setor de Comunicação Social da CNBB, como, por exemplo, o documento de estudos “A comunicação na vida e na missão da Igreja no Brasil”, o projeto “Rede de Informatica da Igreja no Brasil (RIIBRA)”, a crianção da  Signis-Brasil e o Seminário de Comunicação para Bispos.