Morre, em São Paulo, uma das fundadoras da Pastoral do Menor

rutPistori2Morreu, na manhã desta quinta-feira, 24, em São Paulo, a assistente social Ruth Pistori, um das fundadoras da Pastoral do Menor, juntamente dom Dom Luciano Mendes de Almeida e Irmã Maria do Rosário.  Pistori foi internada no hospital São Camilo, na capital paulista, na terça-feira, 22, ao sentir fortes dores no abdômen.

“Nossa querida Ruth Pistori, a Ruthinha, não se sentiu bem na manhã de 22/03 e foi hospitalizada. Submetida a uma cirurgia de urgência, não resistiu e nos deixou esta manhã. Ela tinha pressa de encontrar-se com seu amado Jesus e, sobretudo, não queria dar trabalho a ninguém”, disse, em nota, o coordenador da Pastoral do Menor no Regional Sul 1 da CNBB, padre Ovídio José Alves de Andrade.  

O velório será na Casa Santa Teresinha, das Irmãs Salesianas, que fica na Lapa (Rua Linda Lucotti, 39). A missa de exéquias será amanhã, às 9h, seguida do sepultamento do corpo que será no Cemitério São Paulo, no bairro Pinheiros.
Pistori  tinha 79 anos, era assistente social aposentada e leiga consagrada. Fez parte da Comissão de Redação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo o bispo referencial da Pastoral do Menor, dom Leonardo Miranda, a morte de Pistori deixa a Pastoral de luto e órfã. “Ruth foi a alma da Pastoral do Menor. Seu falecimento deixa um vazio muito grande”, disse.

Dom Leonardo recorda que conheceu Ruth Pistori nas assembléias nacionais da Pastoral do Menor. “Ruth era uma pessoa de extrema simplicidade, profunda espiritualidade e de compromisso com a Pastoral do Menor”, conta. “Toda sua conversa girava em torno da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Parece que não tinha outra preocupação a não ser com a criança e o adolescente”.

O bispo lembra, ainda, a paixão de Pistori pelo ECA, que ajudou a escrever. “Estando em sua casa, Ruth me mostrou a mesa em torno da qual, segundo me contou, foi gestado ECA numa reunião de que participaram dom Luciano Mendes, Irmão Mesquita e ela, capitaneados pelo professor Antônio Carlos Gomes da Costa [falecido no início deste mês]”.

Para o coordenador da Pastoral do Menor no Regional Sul 1 da CNBB, Ruth foi uma “uma incansável batalhadora pela criança e o adolescente”. “Em meio a nosso imenso pesar, como não nos alegrarmos por ela? O céu está em festa, com certeza!”, disse o padre.

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!