Morre o arcebispo de Campinas, dom Bruno Gamberini

 

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Bruno Gamberini

 

cnbbA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB manifesta seu pesar pela morte do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, ocorrida na tarde deste domingo, 28 de agosto, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Neste momento de dor e sofrimento, somos todos, familiares, diocesanos e amigos de Dom Bruno, confortados pela palavra do Cristo que nos garante: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 14,25).

Firmados nesta esperança, confiamos que o Pai, “Senhor dos vivos e dos mortos”, dará a este seu filho a alegria de participar, agora, de sua glória como prêmio por todo bem que realizou no exercício fiel de sua vocação presbiteral e episcopal.

Não obstante a tristeza e a saudade que marcarão a ausência de Dom Bruno entre nós, iluminados pela fé e pela esperança, somos levados a agradecer a Deus por ter premiado a Igreja com este pastor tão querido. Seja-lhe permitido, neste momento, contemplar Deus, luz para os justos, e dizer-lhe o lema que a todos ensinou como bispo: “Bendito o nome do Senhor!”

Brasília, 29 de agosto de 2011

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia

Secretário Geral da CNBB

DomBrunoMorreu na tarde deste domingo, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, o arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, 61, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Dom Bruno estava em tratamento desde junho no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, tendo sido transferido para São Paulo na madrugada da última sexta-feira, 26.

Um boletim médico divulgado às 13:30h de hoje informava que o quadro clínico do arcebispo era “gravíssimo” e que, por causa do agravamento da função renal, foi necessário iniciar hemodiálise. Às 15h veio o comunicado de sua morte.

Segundo nota divulgada pela arquidiocese, o corpo do arcebispo será velado na Catedral Metropolitana de Campinas. A missa de exéquias será na terça-feira, 30, às 10h, seguida do sepultamento do corpo na cripta da catedral.

Ainda de acordo com a nota, todas as igrejas da arquidiocese deverão rezar missas nos próximos sete dias em memória ao arcebispo.

Biografia
Nascido na cidade de Matão (SP), em 16 de julho de 1950, dom Bruno foi ordenado padre em 1974. Em 1995 foi ordenado bispo para a diocese de Bragança Paulista (SP). Nove anos depois, em 2004, é nomeado arcebispo de Campinas.

No Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), dom Bruno foi  bispo assessor da Pastoral da Criança (1996); bispo presidente do Sub-Regional Campinas (1999-2003); membro do Conselho Pastoral (1999-2003); membro do Conselho Econômico (2003); bispo referencial da Pastoral da Criança (1998-2009); bispo referencial dos Pueri Cantores (2005-2009); membro da Comissão da Basílica e Santuário Nacional de Aparecida (2007-2009).

Seu lema episcopal era “Bendito o nome do Senhor”.

Mais informações no site da arquidiocese: www.arquidiocesecampinas.com

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!