Música Sacra 100 anos

Por ocasião do centenário da fundação do Pontifício Instituto de Música Sacra, o Papa Bento XVI enviou uma carta ao Grã-Chanceler do dicastério, Cardeal Zenon Grocholewski, na qual reafirma os "critérios importantes" da música sacra de hoje.

musica_1.jpg
 

No início da carta, o pontífice, que é também musicista e que como professor teólogo havia escrito um livro sobre a liturgia relacionada à música ("O espírito da Liturgia"), recorda as circunstâncias da fundação do Pontifício Instituto dedicado ao estudo da música sacra. A instituição foi fundada por Papa São Pio X oito anos depois do Motu Proprio "Tra le sollicitudi", de 22 de novembro de 1903, com uma profunda reforma da música sacra, contra os influxos da música profana, principalmente operística.

Segundo o Papa, também hoje há necessidade de uma reflexão sobre a condição da música sacra, sobre cuja Constituição conciliar "Sacrosanctum Concilium" escreveu que deve ser "a glória de Deus e a santificação dos fiéis". A sã música sacra, observa o Papa, deve compreender os seguintes critérios: o sentido da oração, da dignidade e da beleza; a plena adesão aos textos e aos gestos litúrgicos; e o envolvimento da assembleia com a legítima adaptação à cultura local, conservando ao mesmo tempo, a universalidade da linguagem.

Entre outros importantes citados pelo pontífice estão a primazia do canto gregoriano e a sábia valorização das outras formas expressivas do patrimônio histórico-litúrgico da Igreja, como a polifonia e a "schola cantorum", em particular nas catedrais.

corsi_1.jpg
 

O Papa afirma também que a liturgia deve desenvolver-se entre "uma saudável tradição e a legítima progressão". A Igreja é o autêntico sujeito da liturgia e ela deve ser vista na sua universalidade, não pelo indivíduo e pelo grupo. Porque a liturgia "é primariamente a ação de Deus através da Igreja, que tem a sua história, a sua rica tradição e a sua criatividade".

Em comemoração ao centenário do Pontifício Conselho, está acontecendo em Roma desde o dia 26 o Congresso Internacional de Música Sacra. O evento termina amanhã.

Fotos: Pontifício Instituto de Música Sacra

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!