Nossa Senhora Aparecida completa nesta semana 81 anos como padroeira do Brasil

 

Fiéis brasileiros - e no mundo todo - devotos de Nossa Senhora Aparecida testemunham esta semana o aniversário de 81 anos de proclamação da Virgem como padroeira do país.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada oficialmente padroeira nacional por meio de um decreto do Papa Pio XI de 16 de julho de 1930, após o pontífice acolher um pedido feito pelos bispos brasileiros.

A devoção mariana no país remonta aos portugueses, e ganhou força com a aparição da imagem da Virgem que ficou conhecida como "Aparecida", no rio Paraíba, em 1717. Mas foi somente com a realização de um Congresso Mariano em 1929 que o pleito pela proclamação da Virgem de Aparecida foi levado a cabo.

Aparecida 2008_331.jpg
Virgem de Aparecida foi declarada padroeira oficial do Brasil pelo Papa Pio XII, em 1930

A partir de uma iniciativa do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário da época, Padre Antão Jorge Hechenblaickner, os bispos participantes pediram oficialmente a proclamação papal de Nossa Senhoria Aparecida como padroeira do Brasil.

A proclamação oficial aconteceu na Praça da Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro, na época ainda a capital federal, no dia 31 de maio do ano seguinte. Cerca de um milhão de pessoas acompanharam a cerimônia no Rio. O então presidente da República, Getúlio Vargas, além de ministros e outras autoridades, também estava presente.

Na ocasião, a imagem foi transferida de São Paulo, onde era mantida, para a cerimônia de proclamação no Rio, em um traslado que começou no dia 30 e que segundo historiadores se transformou em uma verdadeira romaria.

"A imagem deixou seu nicho e foi conduzida pelo povo de Aparecida até a Estação local. Preces, lágrimas e emoção acompanhavam essa peregrinação histórica", descreve Padre Júlio Brustolini no livro "História de Nossa Senhora Aparecida: A Imagem, o Santuário e as Romarias".

A consagração proferida por Dom Leme foi repercutida por diversos meios de comunicação na época:

"Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente.
Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama,
O Brasil, em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama,
Salve Rainha!"

Após os atos de consagração e prece, Dom Duarte levou a imagem para o carro-capela, estacionado na Estação Dom Pedro II, com destino à Aparecida.

Com informações do Santuário de Aparecida.

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!