Núncio Apostólico no Brasil nomeado Secretário da Congregação dos Bispos

Dom Lorenzo Baldisseri

VATICANO, 13 Jan. 12

Esta semana, o Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo Lorenzo Baldisseri, até agora Núncio Apostólico no Brasil, como novo Secretário da Congregação para os Bispos, dicastério presidido pelo Cardeal canadense Marc Ouellet.

O novo Secretário acontece no cargo ao Dom Manuel Monteiro de Castro que no dia 18 de fevereiro será criado Cardeal e que foi designado Penitenciário Mor.

Dom Baldisseri nasceu na localidade de Barga na Itália em 29 de setembro de 1940. Tem 71 anos de idade. Foi ordenado sacerdote na localidade de Pisa em 29 de junho de 1963.

No dia 15 de janeiro de 1992 foi designado Núncio Apostólico no Haiti, recebendo a ordenação episcopal no dia 7 de março desse mesmo ano.

No dia 6 de abril de 1995, o agora Beato Papa João Paulo II o nomeou Núncio Apostólico para o Paraguai, e em junho de 1999 foi designado Núncio Apostólico na Índia e no Nepal. Foi transferido em novembro de 2002 como Núncio Apostólico para o Brasil.

A Congregação para os Bispos tem, entre outras funções, as de revisar e recomendar ao Papa a nomeação dos prelados em todo mundo. Além disso ajuda na preparação das visitas ad limina que todos os bispos fazem ao Santo Padre e se encarrega também da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!