O que é Pascom ?




O que é PASCOM?

A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade (Doc 57 da CNBB, nº 244.)





Qual o objetivo geral da Pastoral?

Com os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim, se manterá e chegará ao lugar certo. A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.
A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna.
A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade. A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo. – definição concebida pelo SP2.

Qual a atuação da Pastoral?

A nossa atuação é a de incrementar e capacitar os paroquianos, tanto no aspecto técnico como também no desenvolvimento pessoal e espiritual. A troca de experiência e a utilização do voluntariado em parcerias de sustentação para esses dois pilares serão primordiais. No trabalho de desenvolvimento pessoal este ano já temos dois encontros programados: A Capacitação para Agentes da PASCOM no dia 21/maio e, para confirmação, dia 08 de outubro, na Capacitação da Acolhida e Workshop, além da disponibilidade diocesana de atendimento específico paroquial. A parte técnica de montagem de boletim, jornal, blog, por exemplo, continuaremos com trabalhos e encontros programados no segundo semestre.
Além dos trabalhos, em conjunto com Padres, Leigos, Profissionais e Técnicos em nossa Diocese de Campo Limpo, de divulgação e concepção da Missa em Ação de Graça pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais em nossa Catedral, neste ano dia 05 de junho, de Workshop de Comunicação e Ação Cultural, prevista para 08 de outubro, temos também as reuniões mensais da Coordenação Diocesana (vide agenda diocesana), edições mensais da Revista Vida e Missão (email: vidaemissão@diocesedecampolimpo.org.br) sob responsabilidade da jornalista Flaviana Oliveira e do Site Diocesano (www.diocesedecampolimpo.org.br), sob responsabilidade do Carlos Henrique.



O perfil do Comunicador

"O Comunicador cristão, seja ele uma liderança religiosa, um Agente da Pastoral da Comunicação, um profissional da área ou um animador da comunicação no espaço educativo, deve apresentar um perfil psico-pastoral em que se destaque:
·    Uma reconhecida capacidade de se relacionar, o que significa capacidade de manter institucionalmente o diálogo com as várias tendências presentes na comunidade e diocese, assim como capacidade de cultivar uma tolerância responsável;
·    Uma comprovada criatividade na descoberta de soluções para os problemas de comunicação com os quais tiver de lidar, buscando respostas novas e adequadas para situações igualmente novas;
·    Uma condição de visibilidade e de significabilidade, o que significa que o comunicador deve ser importante e significativo para a comunidade, pelo seu testemunho de coerência e tolerância, por sua transparência e sua capacidade de facilitar a todos que se expressem e se comuniquem. Cabe a ele garantir para o receptor o seu lugar de protagonista na comunicação de todas as fases do processo: planejamento, execução e avaliação;
·    Uma abertura para manter-se permanentemente em situação de aprendizagem, fato que levará o APC (Agente da Pastoral de Comunicação) a buscar permanente atualização nos campos da teoria e tecnologias da comunicação.
Enfim, “uma profunda abertura para o exercício do diálogo, elemento essencial e específico do projeto cristão de comunicação”. (Estudos da CNBB, 75/226-232 - Ed. Paulus)


Coordenação Diocesana PASCOM

Carmo Freitas e Léia Machado
 

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!