Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa)

Neste dia a Igreja recomenda o jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de seu Senhor a caminho da condenação e sofrimento até sua entrega total na cruz (os jovens irão encenar a Paixão do Senhor). É o único dia que não se pode celebrar Missa ou qualquer outro sacramento na Igreja, exceto o da Reconciliação e/ou Penitência e da Unção dos Enfermos.

Nesta celebração que geralmente ocorre às 3 horas da tarde, isto é, a hora nona, os fiéis realizam a adoração da Santa Cruz e comungam-se da Eucaristia consagrada na noite anterior. Esta Ação Litúrgica se compõem de quatro partes: Liturgia da Palavra (em alguns lugares com encenação da Paixão), Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É um dia de intros-pecção, silêncio e reflexão.