Papa Bento XVI “tuíta” pela primeira vez

Cidade do Vaticano "Caros amigos, acabo de lançar news.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos, Benedictus XVI". Esta foi a mensagem, desde já histórica, que o Papa Bento XVI enviou aos seguidores do perfil no Twitter do novo portal de notícias do Vaticano, www.news.va, lançado ontem pelo pontífice, através de um tablet, do Palácio Apostólico Vaticano.

O inédito "tuíte" pontifício foi escrito na plataforma iPad em italiano, mas traduzido para diversas línguas - há um perfil de notícias do Vaticano na rede social para cada idioma -, inclusive em português. A iniciativa da novidade foi do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli.

"Devo dizer que o Papa aceitou imediatamente e de bom grado [abençoar os usuários da rede e lançar o portal]. Além disso, ele estima muitíssimo a comunicação e, sobretudo, deseja que a Igreja esteja presente lá onde o homem vive e se encontra", afirmou o arcebispo ao jornal vaticano L'Osservatore Romano, cujos conteúdos noticiosos também comporão, juntamente com os materiais da Radio Vaticana, do Centro Televisivo Vaticano e da Sala de Imprensa da Santa Sé, o novo portal multimídia de notícias da Igreja.

Por enquanto, o news.va está disponível somente em italiano e inglês, mas espera-se que em breve o site esteja abranja outras línguas, como alemão, espanhol, francês e português.