Papa: Esporte favorece amizade, respeito e solidariedade

Após a audiência geral na manhã de 30 de março, na Praça São Pedro, o papa Bento XVI recebeu uma camisa da seleção italiana de futebol das mãos de representantes da Liga Italiana de Futebol Profissional.

A camisa, presenteada com uma plaqueta da Liga, trazia gravado na parte de trás o nome do pontífice em italiano: Benedetto XVI. A delegação também levou ao papa uma bola oficial e uma contribuição econômica para um projeto de solidariedade.

Falando aos peregrinos em italiano, o papa destacou a presença dos dirigentes do Campeonato Italiano durante a audiência e defendeu que a atividade esportiva favoreça sempre os valores da amizade, do respeito e da solidariedade.

De acordo com a imprensa italiana, na delegação da Liga estavam presentes o presidente, Mario Macalli, os vice-presidentes, Salvatore Lombardo e Archimede Pitrolo, o diretor-geral, Francesco Ghirelli, o secretário-geral, Sergio Capograssi, entre outros dirigentes e agregados.

Em outras ocasiões, Bento XVI já havia defendido o futebol como veículo de educação, honestidade e solidariedade, principalmente entre os jovens.

Na parte da manhã, antes do início da audiência, a praça se transformou em um campo esportivo. Centenas de crianças acompanharam a delegação da Liga e às 8h30 locais, ocuparam a Praça São Pedro fazendo exercícios de chutes ao gol em dezenas de campos de futebol desenhados no chão. Às 10h locais os jogos se encerraram e, meia hora depois, o Santo Padre iniciou a audiência.

Informações: Rádio Vaticano