Prêmios de Comunicação da CNBB marcam o dia de hoje do Muticom

Prêmios de Comunicação da CNBB marcam o dia de hoje do Muticom

E-mail Imprimir PDF

premioscomunicacao2011_cnbbNa noite de hoje, 20, um dos pontos altos do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) será a entrega dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos dias 8 e 9 de junho, o júri reunido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) escolheu os vencedores das categorias: Dom Helder Câmara, de Imprensa; Clara de Assis,  TV; Margarida de Prata, Cinema e Microfone de Prata, Rádio.

A entrega dos Prêmios de Comunicação será transmitida, ao vivo, pelas TVs de inspiração católica. O evento começa às 20h, direto do Ginásio Poliesportivo da PUC-Rio.

Os vencedores desse ano foram: na categoria prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa, Letícia Alline Paris, com a reportagem “Adolfo Guidi, dedicação e luta pela vida de um filho”, publicada na Revista O Mensageiro de Santo Antônio, e Daniele Simões, Paulo Eduardo de Gois e Felipe Chicarino da Silva, com a reportagem “Força de Vontade”, do Jornal Santuário de Aparecida. Os outros vencedores foram Alexandre Lyrio, Jorge Gauthier e Victor Uchoa, com a série especial sobre a vida de Irmã Dulce, com o trabalho “Além do hábito”.

Na categoria Clara de Assis de Televisão, o vencedor na categoria reportagem foi Laerte José Cerqueira da Silva, da TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba), com a matéria “Caravana – JPB – Paraíba”. Na categoria documentário, o prêmio Clara de Assis teve dois vencedores: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o filme “Paternidade ausente, histórias incompletas” e Pedro Luiz Monteiro Teixeira, da Rede Canção Nova, com o filme “Irmã Dulce”.

No Margarida de Prata os vencedores foram: o longa-metragem de ficção “Aparecida, o milagre”, de Tizuka Yamasaki. Na categoria documentário de longa-metragem o escolhido foi “Família Braz – Dois Tempos”, de Dorrit Harazim e Arthur Fontes. Na categoria documentário, o vencedor foi Zelito Viana, com o filme “Augusto Boal e o teatro do oprimido”. O filme, “Esse homem vai morrer – Um Faroeste Caboclo”, de Emílio Gallo, recebeu a menção honrosa do júri, como documentário investigativo.

E no prêmio “Microfone de Prata”, os contemplados foram: na categoria religioso, “A caminho do Reino”, Rádio 9 de julho, arquidiocese de São Paulo (SP), apresentação padre José Renato; categoria jornalismo, “Jornal da Manhã”, Rádio Educadora AM, Coronel Fabriciano (MG), apresentação de Roberto Siqueira e categoria entretenimento, “Caminhos da Amazônia”, Rede de Notícias da Amazônia – Rádio Santarém (PA), apresentação Joelma Viana e Anderleia Oliveira.

Programação de hoje

Antes, na programação do dia, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) terá, pela manhã, o painel “Comunicação como processo de valorização da vida”. Os conferencistas serão: o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, padre Josafá Carlos de Siqueira; o professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e jornalista, André Trigueiro; professora do departamento de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer e o professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Joel Birman. O painel será mediado pelo jornalista e assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins.

O segundo painel do dia será a exibição do filme, ganhador do Margarida de Prata de 2008, “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci. Após a exibição, haverá um debate com a cineasta Tonacci, com o professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), Ismail Xavier e com a professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Liliane Heynemann.

No período da tarde acontecem as oficinas gerenciais, pastorais e técnicas e os grupos de trabalhos. Além disso há uma extensa programação cultural, com shows, teatro e apresentações diversas.

O Muticom segue até a sexta-feira, dia 22, sempre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!