Vida de Santo Agostinho em Quadrinhos

São Paulo (Segunda-feira, 30-08-2010, Gaudium Press) Como fazer com que jovens e adolescentes cada vez mais dispersos conheçam e se interessem pela vida de um dos santos mais importantes da história da Igreja? Para o desenhista italiano Fabrizio Cotogno, indo ao encontro de uma linguagem própria a eles.

E foi assim que o jovem de Tolentino idealizou uma história em quadrinhos sobre a vida e a obra do santo que faleceu há 1580 anos e é um dos personagens mais importantes do cristianismo. Cotogno afirma que se apaixonou pela trajetória de Santo Agostinho após a leitura das "Confissões" e que sua intenção é levar aos jovens uma história essencial de vida e fé de uma maneira que todos a assimilem.

O material tem 39 páginas ilustradas em preto e branco que abordam desde a conversão de Santo Agostinho até a sua nomeação como bispo de Hipona. Cada página relata uma pequena passagem da vida do religioso, intercalando textos com imagens estilizadas e com os tradicionais balões de fala das histórias de comics.

"Agostino L'uomo" ("Agostinho, o homem") centra-se mais nos aspectos humanos que nas facetas de filósofo, teólogo ou santo de Agostinho. Para o Padre Marziano Rondina, prior do Convento de São Tiago Maior, que assina o prefácio da obra, Santo Agostinho "foi rico de intelig?ncia, de fantasia, de memória em medida não comum a muitos, (...), mas não foi menos rico de qualidades afetivas".

A história em quadrinhos de Fabrizio Cotogno pode ser vista no site http://xoomer.virgilio.it/sant_agostino/graphic-novel.htm.