20 de novembro - Rezar e Agir pela Criança

Com entusiasmo vamos fazer uma corrente de colaboração entre as religiões da comunidade na semana do dia 20 de novembro, dia mundial de oração e ação pelas Crianças. No Brasil este é também o dia da Consciência Negra. "Nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida e amada". (Dra. Zilda Arns, no evento de abertura do Dia de Oração e Ação em 2009)

 



Junto com as iniciativas nas comunidades do país, o Comitê Gestor da GNRC Brasil e a Pastoral da Criança vão promover celebrações inter-religiosas nas Cidades de Porto Alegre (Região Sul), de São Paulo (Região Sudeste), de Brasilia (Região Centro-Oeste), de Belém (Região Norte) e de Recife (Região Nordeste). Os endereços das celebrações serão informados em breve!

Baixar o banner do dia 20 de novembro!


A programação dos eventos vai contemplar um momento de mística, no qual cada tradição religiosa expressará sua forma de rezar e a definição de uma ação concreta, relacionada com os temas deste ano: aleitamento materno, racismo e discriminação e violência. Conheça mais sobre o dia de oração e ação no link http://www.dayofprayerandaction.org/ ou saiba o que foi feito em Brasilia em 2008 e 2009 no link http://lac.gnrc.net/es/brazil/brasil.html

Em colaboração com a Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), a Pastoral da Criança convida a todos para rezar a Oração pela Criança durante as visitas, no dia da celebração da vida e na reunião de avaliação e reflexão.

As Tradições Religiosas e Igrejas da comunidade podem definir iniciativas locais no período de 15 a 21 de novembro de 2010 como:

* Celebrações inter-religiosas, com símbolos, vigílias, procissões;
* Atos culturais e inter-religiosos;
* Feira de cartazes e pinturas e rodas de experiências positivas nas escolas e nas aulas de catequese sobre a Convenção sobre os Direitos da Criança;
* Atividades nas praças com a participação das crianças e adolescentes;
* Evento sobre a situação da criança no Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente
* Divulgação do dia 20 de novembro nos murais, rádios e jornais.

A infância é um presente sagrado, que deve ser protegido por todas as religiões do mundo! Divulgue as iniciativas, e envie fotos e relatos deste dia para a coordenação nacional, junto com as FABS!

Oração pela Criança! 20 de novembro  (mp3)  (video)

Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais!
Que nossa FÉ ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para as crianças de nossa comunidade, cidade, do Brasil e do mundo.

Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza é uma ameaça para a paz.

Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas.
Dá-nos coragem para mudar esta história!
Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o empobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias.
Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados, forçados a trabalhar e envolver-se com drogas, dormir e acordar com fome e sede, não tenham escola para estudar, espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas.

Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos. Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada. Que o Teu espírito nos ilumine para cuidar da criança desde o ventre da mãe, e garantir os seus direitos de cidadania. Que ela receba as vacinas e leite materno, alimentação adequada, água limpa, oportunidades para se desenvolver plenamente.


Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade. Nossa força está em Ti, que nos leva a ação para construir um mundo no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância! Amém!

Oração da Criança em Inglês e Espanhol


Ação na celebração do dia 20 de novembro!

Em relação a Ação pelas Crianças propomos, como atividade concreta, que adultos, adolescentes e jovens das Tradições Religiosas e Igrejas sejam convidados para participar da ação Brinquedos e Brincadeiras da Pastoral da Criança. Sugerimos que, em articulação com os brinquedistas (voluntários que têm por atribuição promover e defender o brincar onde moram e atuam), ajudem a criar nesse dia oportunidades para as crianças brincarem juntas, de preferência ao ar livre; realizem oficinas para construção e reparo de brinquedos e nas atividades dos "cantinhos de brincar" leiam e contem histórias para as crianças.

O Sacolão de Brinquedos

A Pastoral da Criança monta um conjunto de brinquedos, livros e materiais de expressão plástica que chama de sacolão. A escolha dos itens do sacolão foi feita para atender às necessidades do brincar de crianças até os seis anos com brinquedos para o faz-de-conta, blocos de construção, bola, corda, livros de literatura infantil para proporcionar o contato desde cedo com a leitura e outros materiais para as crianças expressarem sua criatividade e capacidade de livre-escolha, além de limites de convivência e de cuidado com as coisas a seu redor.

Os representantes de Tradições Religiosas podem contribuir com esta ação de brinquedos e brincadeiras ao disponibilizar materiais para o Sacolão. Uma referência dos brinquedos e livros está no texto "Brinquedos e Brincadeiras" da Pastoral da Criança (http://www.pastoraldacrianca.org.br/images/stories/pdf/brinq_brinc-organ-acomp-w.pdf)

Conteúdo pastoral criança

Você pode ajudar a evitar muitas mortes súbitas de bebês. Para isso:

 

·         Coloque o seu bebê para dormir de barriga para cima.

·         Amamente: até o 6º mês dê somente leite materno.

·         Não fume e nem deixe que fumem dentro da sua casa, principalmente durante a gestação e na presença de crianças pequenas.

·         Não agasalhe demais o bebê.

·         Deixe fora do berço travesseiros, brinquedos, almofadas e outros objetos fofos.

 

 

A partilha que salva Vidas

    Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

O site da Diocese de Campo Limpo está migrando para o endereço
www.dcl.org.br

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!